Certificações | Diretrizes
ISO 9001 – em processo de implantação (Dez 2023)
A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
RoHS (Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas)
A RoHS (Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas) era uma diretiva europeia que entrou em vigor em 2006. Desde 2011, quando se tornou lei, a RoHS proíbe o uso de seis substâncias: entre elas, cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (PB). Esse último, é comumente usado na solda de placas eletrônicas. Uma segunda versão da norma, a RoHS 2 (2011/65/EU) se tornou lei em 2011 e entrou em vigor em 2013. Em 2015 foram adicionadas outras substâncias, os ftalatos (DEHP, BBP, DBP e DIBP), mas a norma só entrou em vigor em 2019.
As diretivas são regulamentos da União Europeia mas têm impacto em todo o mundo, já que muitos países exportam para a Europa. Elas surgiram de preocupações ambientais relacionadas ao tempo de uso e ao descarte de produtos de vários setores industriais e hoje servem de exemplo para diversos países do mundo que também querem melhorar suas práticas em relação ao lixo eletrônico.
As empresas tiveram que compreender as exigências e absorver os custos mais elevados na cadeia produtiva, além do tempo de adaptação. No entanto, os benefícios mostraram-se efetivos, uma vez que a preocupação com resíduos aumenta, especialmente neste segmento.
IMDS (International Material Data System)
IMDS é um sistema que visa o controle de materiais utilizados e aplicados na fabricação dos componentes automotivos, tendo como objetivo administrar o tempo de vida dos veículos e seu descarte. Segundo a diretiva 2000/53/EC do Parlamento Europeu e do Conselho da União Européia é muito importante tomar medidas preventivas na fase de desenvolvimento de veículos, particularmente sobre o controle de substâncias utilizadas, de forma a prevenir seu lançamento no meio ambiente, facilitar a reciclagem e evitar o despejo de lixo perigoso. Devemos tomar um cuidado especial com os metais pesados, tais como: chumbo, mercurio, cadmio, cromo hexavalente.
PPAP (Processo de Aprovação da Peça de Produção)
Foi desenvolvido no fim da década de 1980, a partir de uma reunião entre especialistas de três grandes conglomerados automotivos: Chrysler, Ford e General Motors. Nessa convenção, foram analisadas, durante cinco anos, as variações do processo de produção nos EUA, Japão e Europa.
O PPAP é, portanto, um processo padronizado das indústrias automobilísticas, essencial para a comunicação e aprovação de projetos durante toda sua fase de produção, determinando requisitos a serem cumpridos pelos fabricantes e fornecedores.
Essa é uma forma de garantir que as peças necessárias para o funcionamento da indústria contem com consistência, assiduidade, integridade e qualidade, para que não prejudiquem a produção dos veículos ou paralisem a linha de montagem. O processo é publicado integralmente pela AIAG (Grupo de Ação da Indústria Automotiva).
O Processo de Aprovação da Peça de Produção pode ser associado à gestão de qualidade na indústria. Com a lista de verificação, todos os elementos para um pacote PPAP completo são descritos em detalhes.